24 Razões do Porquê o Inferno é Real

David Shibley
Tradução: Mike Moore
Original

Alguns falsos mestres de hoje gostam de nos fazer pensar que todo mundo vai, eventualmente, chegar ao céu. Não acreditem neles.

William Booth, fundador do Exército de Salvação e um homem que dedicou sua vida a tirar os pobres do pecado e da pobreza, teria feito a seguinte declaração: “A maioria das organizações cristãs gostaria de enviar seus trabalhadores para faculdades Bíblias por cinco anos. Eu gostaria. De envia nossos trabalhadores para o inferno por cinco minutos. Isso iria prepará-los para uma vida de ministério de compaixão. ”

Booth nunca sugeriu que as pessoas desesperadas que ele serviu já estavam no inferno.” Ele acreditava em um inferno real, eterno, e isso o levou a resgatar pessoas de ambas situações: a atual e a perdição futura.

Pouco antes de sua morte, em 1912, Booth alertou profeticamente que ele viu vindo para a igreja “perdão sem arrependimento, salvação sem regeneração … um céu sem um inferno.”

No nevoeiro teológico de hoje, sua advertência sinistra está se desenrolando. Mesmo alguns que afirmam crer na Bíblia estão tendo segundos pensamentos sobre o julgamento eterno, e outros rejeitaram a noção de juízo por completo. O nome normalmente dado a esse ensinamento é Universalismo.

Universalismo, basicamente, é a crença de que todas as pessoas serão salvas. Morte e ressurreição de Jesus irá automaticamente, ou pelo menos, eventualmente, salvar a raça humana inteira. Arrependimento pessoal e a fé em Cristo não são necessárias para ir para o céu. A missão cristã é reduzida a anunciar ao povo a “boa notícia” que eles já estão salvos.

Mas a Escritura ensina que todos serão salvos? Há evidência bíblica esmagadora em contrário.

Eu gostaria de oferecer 24 razões para se rejeitar o Universalismo. Você pode ser capaz de adicionar mais alguns por conta própria.

1. Jesus fez de ambos: o arrependimento e a fé pré-requisitos para o perdão. “Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão. ” (Lucas 13:3, NVI). “O Reino de Deus está próximo.”, dizia ele. “Arrependam-se e creiam nas boas novas! ” (Marcos 1:15).

2. A “água da vida” é oferecida a todos, mas nem todos a recebem ou mesmo desejá-lo. “quem quiser, beba de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17).

3. Escritura ensina que haverá um julgamento após a morte. “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo ” (Hb 9:27).

4. Aqueles que não tiveram uma verdadeira conversão irão experimentar um julgamento pelo pecado que a Bíblia descreve como “a segunda morte.” Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”. (Ap 21:8).

5. Contrariamente às crenças universalistas, o ensinamento de Jesus indica que a maioria da humanidade está em um caminho largo que leva à destruição. “‘Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: “Senhor, abre-nos a porta”. Ele, porém, responderá: “Não os conheço, nem sei de onde são vocês”. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal!”’” (Lucas 13:24-27).

6. Jesus falou muitas vezes de um lugar terrível de julgamento para aqueles que estão fora do governo do Seu reino. “O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal. Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. “ (Mateus 13:41-42).

7. A Bíblia ensina tanto o amor de Deus quanto o Seu julgamento do pecado. Confiando no pagamento de Cristo pelos nossos pecados estamos salvos deste juízo. “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!” (Rm 5:08 -9).

8. Em um dos versos mais amorosos na Bíblia, Jesus expôs as opções eternas. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

9. A Escritura ensina que há um interminável, julgamento eterno para aqueles que não conhecem a Deus e que não respondem em fé ao evangelho. “o Senhor Jesus [será] revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.” (2 Ts. 1:7-9).

10. Jesus ensinou enfaticamente que um nascimento espiritual é essencial para entrar no reino dos céus. “‘Em verdade, vos digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).

11. Em resposta a uma pergunta muito clara sobre o que é necessário para a salvação, Paulo deu uma resposta muito clara: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (At. 16:31).

12. Jesus não deu nenhuma indicação de que muitos caminhos levam a Deus. Ele com determinação afirmou que era o único caminho. “‘Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (João 14:6).

13. Os primeiros pregadores da igreja claramente pregavam que Jesus é o único caminho para a salvação. “E não há salvação em nenhum outro, pois não há nenhum outro nome debaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12, ver também 1 Tm 2:5;. Hebreus 2:3-4.; 1 Ped. 1:3-5).

14. Segundo a Escritura, só aqueles que recebem Jesus Cristo e acreditam nEle são filhos de Deus. “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (João 1:12).

15. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. “Pois não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1:16; ver também 10:9).

16. Em vez de ensinar que aqueles sem fé em Cristo já estão salvos, a Bíblia ensina que eles já estão em julgamento. A fé em Cristo nos retira da condenação e nos leva a uma relação correta com Deus. “Aquele que crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito de Deus” (João 3:18).

17. Somente aqueles cujos nomes estão no Livro da Vida do Cordeiro têm acesso para a cidade eterna de Deus. “E aquele que não foi achado inscrito no Livro da Vida, foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:15, ver também 21:27).

18. As pessoas não são automaticamente justas. Somente quando nós declaramos a fé em Jesus Cristo que Deus nos declara justos aos Seus olhos. “Mas ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé lhe é imputada como justiça” (Rm 4:5).

19. A vida eterna vem somente através de um relacionamento com Deus. Não podemos conhecer o Pai a não ser que conheçamos o Filho. “E esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).

20. A cruz de Cristo é onde o pagamento por nossos pecados foi feito. Só quando acreditamos nisto é que estamos salvos. “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve o Filho do Homem seja levantado [na cruz], para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:14-15 ).

21. Só quem tem o Filho de Deus tem a vida eterna. “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5: 11-12).

Além desses versos, a história de Cornélio em Atos 10 e 11 fornece provas contra o universalismo. Cornélio era devoto, orou muitas vezes, deu generosamente aos pobres e até recebeu uma visitação angelical. No entanto, Deus fez um grande esforço para levar o evangelho a ele para que ele pudesse vir a conhecer Jesus e ser salvo.

22. Adicionada à avalanche de evidências bíblicas, há também razões práticas para rejeitar Universalismo. A história ensina que aderir ao Universalismo coloca a igreja em um escorregador para o liberalismo teológico. Logo toda a confiança na Escritura é perdida e a singularidade do evangelho cristão evapora.

23. Se abraçarmos o Universalismo, não há urgência de evangelizar ou imperativo de fazer missões. Na verdade, evangelismo e missões teriam que ser redefinidos. Precisamos olhar mais longe do que a maioria das principais denominações, para ver o que acontece com a evangelização quando o Universalismo é prevalente.

24. Se o universalismo for finalmente provado certo, nada terá sido perdido pela nossa urgência continuada em ganhar as pessoas para a fé em Cristo. Mas se é falsa e nós a abraçarmos, então tudo estará perdido para sempre – incluindo as pessoas que não conhecem a Cristo.

Corações Inquebrantados

Precisa ser dito claramente que o caráter de Deus não está em julgamento. O juiz de toda a terra vai fazer o que é certo (veja Gn 18:25). A nossa fé está em julgamento. Nossos corações estão em julgamento. Mas Deus não está em julgamento. Qualquer que seja o julgamento que Ele faz em relação àqueles que não responderam ao evangelho será executado de acordo com seus padrões de perfeita justiça e amor.

Quando refletimos sobre a misericórdia de Deus, toda esta questão é invertida. Porque Deus é perfeitamente santo, o milagre não é que alguns serão perdidos. A maior surpresa é que ninguém da humanidade rebelde será salvo! Só a obra de Cristo na cruz pode nos reconciliar com Deus.

Deus colocou o obstáculo mais maciço possível para parar a corrida louca da humanidade em direção ao inferno. Ele enviou Seu Filho. Deus interveio pessoalmente através de Cristo. Seu sacrifício na cruz pagou o preço por nossos pecados. Esta é a boa notícia para todos os que crêem e recebê-Lo.

Defender o Universalismo é triste. Mas rejeitá-lo sem qualquer impacto em nossos corações ou mudança em nossas prioridades é sinistro. Se acreditarmos que as pessoas estão perdidas fora de Cristo (e estão), e que a fé em Cristo é o único caminho de salvação (e é), o que poderia ser uma prioridade maior do que levar o evangelho o tão longe e rápido possível?

Pronunciar as pessoas “salvas”, que estão, obviamente, escravizadas pelo engano, escuridão, e pelo diabo é certamente a mais cruel das piadas. Nós somos enviados para um mundo perdido, com um evangelho de poder. Nossa mensagem dá visão aos espiritualmente cegos e liberta aqueles que estão presos por Satanás. Nós não pregamos que as pessoas estão perdoadas, mas que eles podem ser perdoadas.

Eu não gostaria de estar diante de Jesus Cristo como um Universalista. Mas nem eu gostaria de estar diante do Senhor como um evangélico que não era evangélico. Que sério acerto de contas deve nos esperar, se cremos em tormento eterno para aqueles sem fé em Cristo – e ainda não fazemos nada! A recuperação da verdade bíblica e evangelismo compassivo são as necessidades gêmeas gritandes da igreja americana.

O apóstolo Paulo disse que ele estaria disposto a abrir mão de seu lugar em Cristo, se por tal sacrifício outro seria salvo (cf. Rom. 9:2-3). Ele acreditava que todas as pessoas fora de Cristo estavam perdidas, e isso o deixou com o coração partido.

Mais que a invasão do Universalismo, é o nosso coração inquebrantado, que muitas vezes impedem o evangelismo. Muitos cristãos hoje nunca ouviram falar de “um fardo para os perdidos.” A colheita é enorme e pronta para ser colhida por aqueles que estão dispostos a semear o primeiro em lágrimas (veja Sl. 126:5-6).

Teologia correta só vai nos indiciar se não recuperarmos o imperativo evangelístico. Devemos acreditar na verdade, e devemos agir no que acreditamos. Vamos não apenas rejeitar a teologia defeituosa, vamos abraçar aqueles que precisam de Jesus.

David Shibley é presidente da Global Advance, um ministério que oferece treinamento e recursos para milhares de pastores em países em desenvolvimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s